domingo, 31 de janeiro de 2016

Dica 5 - As equipes praticam os valores organizacionais?

Por Sergio Leme Beniamino

Comentei no post “Prática da visão de futuro é resultado de monitoramento estratégico” (Dica 4), que elaborar uma visão requer técnica e um método, mas não é um mistério.

O mesmo se aplica aos valores organizacionais. Uma coisa é dizer, outra coisa é fazer. Os valores de uma empresa têm a ver com os comportamentos de seus colaboradores. Eles dão suporte à estratégia empresarial e são críticos para o seu sucesso. Não basta definirmos valores, seja de forma participativa ou autocrática. 


Estes são os níveis de posicionamento frente aos valores:
  1. Podemos conhecer os valores. Se perguntados, os colaboradores tendem a recordar que eles existem e se lembram de alguns.
  2. Podemos entendê-los. Neste caso, não só nos recordamos dos valores, na sua quase totalidade, mas somos capazes de descrever como se aplicam no dia a dia empresarial.
  3. Podemos praticar os valores. Nesse estágio, o nível de conscientização dos colaboradores permite evidenciar que os valores estão influenciando os comportamentos do dia a dia, que são necessários ao sucesso da empresa.
  4. Podemos disseminar os valores. Fazer um esforço, em toda a organização, de mencioná-los, ilustrando e os rememorando. Um trabalho fundamental a cargo da liderança da empresa.
A definição de valores só agrega valor quando conseguimos chegar ao estágio da ‘prática’ (nível 3) dos valores e nada adianta se não forem incorporados ao cotidiano. E só é possível saber isso se pesquisarmos.

Considerando que É preciso medir para poder agir (Dica 2), eis algumas das perguntas importantes numa pesquisa de prática de valores:

- São os valores percebidos como relevantes pelos públicos-alvo? 
- São percebidos pela base da empresa como relevantes para a liderança? 
- São eles conhecidos, compreendidos, praticados ou disseminados? 
- São considerados importantes ao ponto que sua “não-prática” impeça a promoção de um colaborador? 
- Sua prática efetiva está relacionada com o sistema de consequências da empresa (premiação e punição)?

Muitas empresas adoram definir seus valores. Poucas se preocupam com a avaliação de o quanto ficam no discurso e o quanto se transformam em prática.

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