No post “Precisamos medir para agir”, destaquei que há fenômenos organizacionais importantes que exigem a atenção, análise e tratamento pela liderança de uma organização. Um desses aspectos que gostaria de tratar aqui é a importância de avaliar o alinhamento estratégico e a adesão das equipes.
De nada adiantam Planos Estratégicos amplos e completos se os níveis de adesão das pessoas, em seus vários níveis, forem baixos. Uma Pesquisa de Alinhamento e Adesão envolve perguntas como:
- As pessoas entendem a estratégia, os objetivos e as metas da organização?
- Sabem a causa e a razão de ser desses objetivos?
- Reconhecem essas prioridade em relação a outras preocupações da empresa?
- Com que grau de concordância estão as pessoas dispostas a trabalhar por essas estratégias?
- Acreditam as pessoas que alcançar esses objetivos e metas vale a pena o esforço? Entendem que, se elas alcançarem esses objetivos, serão devidamente recompensadas?
Quando o alinhamento for baixo, conflitos de implantação normalmente ocorrem. Surgem diferenças de opinião em relação aos prazos, formas, critérios e foco.
Trataremos em posts futuros destes outros temas que devem ser pesquisados:
- Prática da Visão de Futuro
- Prática dos Valores Organizacionais
- Sinergia Organizacional
- Efetividade de Processos e Sistemas
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